quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cebolinhas, Ceboletes, ou Cebola de Primavera

 Não poderia nessa postagem deixar de homenagear meu ídolo da infância... Mas as homenagens param por aqui pois isso é um blog de jardinagem (eu ainda acho que é) e não de história em quadrinhos.

Ontem, eu e Eliel, abençoados que somos, fomos à horta que tem no quarteirão acima de casa, comprar verduras, cheiro-verde, e tal. Eu, com esta cara-de-pau que tenho perguntei ao sr. muito simpático que cuida da horta, se ele me venderia algumas mudas de cebolinha. Em princípio achei que não venderia, pois, se eu plantar cebolinha em casa, não compraria mais na horta dele. Mas a vida ensina em pequenos detalhes quase imperceptíveis que existem mais pessoas boas que podemos imaginar. Fizemos as compras, a adivinhem, as mudas ele não cobrou e ainda me ensinou como plantar. Que generosidade.

Bom, seguindo o intuito de reaproveitamento de materiais e hortas residenciais, vamos aos passos:

Pegarei um galão de 5 litros d'agua, não desses retornáveis por favor, desses descartáveis, ou na minha língua, reutilizáveis, e dividirei ao meio, na horizontal, obtendo assim 2 canteiros.

Quanto às mudas, estou em dúvida, pois o tiozinho simpático da horta me ensinou de uma forma, e em minhas pesquisas virtuais encontrei outras formas.

Que bom que terei dois canteiros, pois tentarei várias formas.

1ª Forma (a do tiozinho): encher o canteiro com terra devidamente preparada, ou seja, esterco curtido, ou terra vegetal, ou humus de minhoca, fazer as covinhas, cortar as pontas das raízes e metade do massinho de cebolinha ao meio.

2ª Forma (das pesquisas): Pegar o massinho, separar as cebolinhas uma a uma, e plantar apenas um fiozinho em cada cova a cada 10cm, isso as fará ficarem mais grossas e bonitas.

Enfim, neste mundo de jardinagem, horta e tal, seguir a receita da vovó, do senhorzinho que cuida de horta à mais de tantos anos, são as mais confiáveis.
Detalhe, a cebolinha é muito resistente às pragas (que bom, pois meu  podocarpo está espalhando pulgões por tudo aqui em casa, mas deixa ele, ja encomendei joaninhas)...

As cebolinhas são originárias da China. Diz a história que quanto mais forte seu aroma, maior seu poder de cura. Rica em ferro, vitamina A e C, estimula o apetite (eu preciso evitar então, pois meu apetite se estimula sozinho), e facilita a digestão, e é muito bom contra gripe (será que eu faço um chá?). Foi trazida para o ocidente por Marco Polo (danadinho esse Marco Polo hein, quem puder ler mais sobre o figura, por favor o faça, ele foi a internet em pessoa unindo vários cantos do mundo a tempos atrás).

Sem falar em receitas né. Quem não gosta de uma cebolinha na carne de panela, na salada, e por que não no suco de cenoura, laranja e cebolinha. É muito bom. Mas uma receita boa mesma é essa:

Pega uma manga, nem verde nem madura, e não precisa ser só uma, quantas quiser.
Pica um maço de cebolinha, exagera mesmo.
Limão, uma pitadinha de sal, pimenta do reino (se possível branca que é menos prejudicial à saúde)
Kanni
Rúcula
Tomate seco

Mistura tudo e bom apetite...

E por falar em receitas, gostaria de citar aqui o site do Grande Amigo Paulo Bolliger cebolaealho.com.br , lá vocês encontrarão ótimas receitas a partir de cebola e alho, que é o básico e o melhor de nossa culinária, e até tem uma minha, pra arrumar marido, ahahahaha, Macarrão ao molho de Chocolate com Pimenta. Visitem!!!!

Agora boa quinta-feira, que eu vou fazer horta, pagar contas, enfrentar filas, etc,etc,etc... (gostaria só de fazer horta)

3 comentários:

Lanna disse...

Olá Maurício!!
Fiquei muito feliz com a sua visita no meu blog http://lannapimentel.com/ Espero ter ajudado com os segredinhos e dicas sobre plantar cebolinhas. Depois quero ver as fotos da sua hortinha.
Abraços

Anônimo disse...

KKKKKKKKK..........DALE CEBOLETES !!!!
BJS!!!
ELIEL

vi loyola disse...

Chá de cebolinha não né! rsrsrsrs